Social

A Prefeitura de Cardoso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com base na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS tem como diretriz a Gestão da Política Pública de Assistência Social, Organização dos Serviços, Promover Ações Sócio Assistenciais objetivando o atendimento qualificado aos cidadãos que dela necessitar.
Entre as ações da atual secretária Fátima Heloisa Queiroz de Paula Nattes estiveram a adequação do espaço físico do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, da Secretaria Municipal de Assistência Social e também a adequação e reforma do Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência – Centro Dia.

Atualmente a Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS desenvolve ações voltadas para públicos específicos por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para: criança, adolescentes, jovens, adultos e idosos, tendo como objetivo prevenir possíveis situações de risco da população em geral, para a melhoria na qualidade de vida de acordo com o ciclo de vida. Nos grupos são oferecidas aulas de dança, atividades esportivas, canto coral, dinâmicas reflexivas, atividades manuais, forró, jogos, lazer e socialização por meio de passeios grupais e intergeracionais. Já com o Programa de Atendimento Integral à Família- PAIF, objetiva-se o bem estar de toda a família ao cuidar de seus membros separadamente ou em conjunto, fortalecendo a função protetiva da família e evitando o rompimento de vínculos familiares e/ou comunitários, por meio de ações socioeducativas.

Cabe destaque ainda ao Fundo Social de Solidariedade Municipal, presidido pela primeira Dama Fátima Heloisa Queiroz de Paula Nattes, órgão este ligado ao gabinete do prefeito e tem como função o atendimento emergencial à população. Sobrevive da realização de eventos e promoções. Na atual gestão, várias ações foram desenvolvidas, entre elas: compra de dez barracas para possibilitar a realização da Feira de Artesanato, incentivando a geração de renda aos artesãs locais; campanha do agasalho realizada anualmente; participação no Consórcio Regional da terceira Idade. Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – (Fussesp), oferece oficinas de capacitação profissional como a Padaria Artesanal e a Escola da Beleza (cursos de auxiliar de cabelereiro, manicure, pedicure, maquiador, depilador, e design de sobrancelhas).

Copyright © 2014 Prefeitura Municipal de Cardoso / SP | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento Delalibera / Produção Geral Comunicativa.