SEMANA ESTADUAL DE PREVENÇÃO DA LEISHMANIOSE

Data: 8 de agosto de 2017

O Estado de São Paulo está realizando a Semana Estadual de Prevenção da Leishmaniose Visceral (LV) no período de 07 a 11 de Agosto de 2017.

VOCÊ SABE O QUE É A LEISHMANIOSE?

A Leishmaniose Visceral é uma Zoonose parasitária grave que causa doença em Humanos e em Cães. Quando diagnosticada em tempo, a Leishmaniose tem tratamento para o Humano.

A transmissão ocorre pela picada de um inseto do gênero Lutzomyia, também conhecido como mosquito palha, flebótomo ou cangalinha. O inseto pica o cão infectado e se torna transmissor da doença. Ao picar o humano, pode transmitir o parasito.

Este inseto desenvolve seus criadouros onde exista sombreamento, umidade e acúmulo de matéria orgânica em decomposição, ou seja: acúmulo de folhas, frutos, troncos, fezes de animais e esterco, lavagem, etc.

SINTOMAS DA LEISHMANIOSE NO HOMEM:

• Febre prolongada, emagrecimento, aumento do baço e fraqueza.
  • Se não for diagnosticada e tratada a tempo, pode tornar-se grave, podendo levar até à morte.

SINTOMAS DA LEISHMANIOSE NO CÃO:

• Emagrecimento, vômitos, queda de pelos, fraqueza, crescimento exagerado das unhas, descamação e feridas na pele (principalmente na região do focinho, orelhas, articulações e cauda).

O QUE CADA UM PODE FAZER EM CASA PARA EVITAR O MOSQUITO-PALHA E  A DOENÇA?

• Podar as árvores do quintal e jardim de modo a permitir a entrada do sol, para evitar a umidade do solo. Recolher os galhos cortados e dar destino adequado;
  • Varrer diariamente o quintal para retirar as folhas, folhagens, frutos apodrecidos e fezes de animais. Recolher, ensacar e colocar na coleta de lixo;
  • Cuidar da saúde e higiene dos animais, exercer a posse responsável, não deixando seus animais soltos nas ruas e se possível usar coleira repelente.O Sistema Único de Saúde oferece tratamento completo e gratuito para a Leishmaniose Visceral Humana.

Faça a sua parte na prevenção da Leishmaniose Visceral!

Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e a Vigilância Sanitária Municipal para receber maiores orientações em relação à Leishmaniose Visceral Humana e Canina.