SECRETARIA DE SAÚDE CRIA PROGRAMA DE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO

Data: 19 de novembro de 2021

Que amamentar é lindo e fascinante todos já sabemos.

Tanto que, uma das mensagens sobre a maternidade mais divulgadas é a de que “amamentar é um ato de amor!”. Alguém duvida disso? Acho que não!

O que ninguém conta é que, apesar de lindo e extremamente importante para mãe e bebê, amamentar não é tarefa fácil.

Pouco se fala sobre a dor, o cansaço, as dúvidas, os mitos e as angústias que cercam a amamentação. Foi pensando nisso que a Secretaria Municipal de Saúde de Cardoso deu início ao “Programa de incentivo ao aleitamento materno”.

O programa tem como objetivo principal incentivar o aleitamento materno e também auxiliar as puérperas a enfrentarem as dificuldades que possam ocorrer durante este período que as levem a desistir de dar continuidade na amamentação.

As gestantes, a partir da 37ª semana de gestação, são visitadas pela fonoaudióloga do município, Keilla M. T. Souza, que também possui título em consultoria em amamentação, e por seu/sua agente de saúde para sanar algumas dúvidas, desmistificar alguns mitos, acolher a futura mamãe pra que ela se sinta segura e confiante a desempenhar esta linda e árdua tarefa.

Após o nascimento, mãe e bebê recebem, novamente, a visita. Desta vez, para avaliar se a amamentação está correndo normalmente, se o bebê está mamando de forma adequada e eficiente e se está havendo alguma dificuldade ou necessidade de algum tipo de intervenção.

Em hipótese alguma, o programa tem a função de obrigar as mamães a amamentarem. Esta escolha é livre e cabe unicamente à mãe do bebê, e, por isso as mulheres que optarem por não amamentar ou que, por qualquer motivo, não puderem amamentar também serão acolhidas pelo programa.

Neste caso, se houver interesse da puérpera, ela receberá dicas e orientações de como desenvolver vínculo com seu bebê de outras maneiras que não a amamentação.

Neste programa, muito mais do que incentivar, queremos auxiliar na promoção dos vínculos afetivos entre mãe e bebê, fortalecer o vínculo familiar, criar redes de apoio e, com isso, tornar mais fácil a adaptação desta mãe e deste bebê que acabaram de nascer.