Nota de Cardoso no Programa Município Verde Azul sobe de 11 (2014), para 64,88 pontos (2015)

Data: 25 de fevereiro de 2016

Resultado deixa o Prefeito Dinho satisfeito e o Diretor de Meio Ambiente Levi Francisco animado para os trabalhos em 2016.

Lançado em 2007, o Programa “Município Verde Azul” – PMVA atesta a qualidade e o comprometimento das administrações municipais em desenvolver e executar políticas ambientais. Ao participar, cada um dos municípios paulistas indica um interlocutor e um suplente, que serão o elo de comunicação entre a cidade e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

As prefeituras recebem uma nota que varia de 0 a 100, pelo desempenho conjunto em dez diretivas. No ano de 2014 Cardoso obteve apenas 11 pontos, e no ano de 2015 alcançamos 64,88 pontos.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos:

• Esgoto Tratado;
  • Resíduos Sólidos;
  • Biodiversidade;
  • Arborização Urbana;
  • Educação Ambiental;
  • Cidade Sustentável;
  • Gestão das Águas;
  • Qualidade do Ar;
  • Estrutura Ambiental e;
  • Conselho Ambiental.

A gestão ambiental é um desafio constante, visto que para obtermos êxito dependemos da participação de todos os departamentos da administração municipal e de toda a sociedade cardosense.

No último dia 17 após a aprovação pela Câmara Municipal, o prefeito Leonardo Gomes da Silva sancionou e promulgou a Lei nº 3.268 que cria o plano de Gestão de Resíduos Sólidos, outra conquista importante para o município, e entre os desafios a serem enfrentados pelo Departamento de Meio Ambiente está a estruturação da coleta seletiva e a criação do Plano Municipal de Arborização Urbana.