FONTE DA PRAÇA MATRIZ É REINAUGURADA

Data: 16 de maio de 2017

No último dia 13/05 foi reinaugurada a fonte da praça matriz, um marco histórico do município.

A revitalização não foi tarefa fácil pois, foi encontrado vários problemas, um dos principais problemas foi a infiltração que existia, as bombas e as luminárias antigas também estavam com problemas.

O processo de revitalização foi realizado em várias etapas sob a supervisão do secretário municipal de turismo Luiz Gustavo Corrêa que além de ser formado em turismo também é engenheiro naval:

1ª etapa: Impermeabilização da bacia

Existia neste local várias rachaduras devido ao longo período que ficou sem água, foi feita aplicação de 3 tipos diferentes de produtos para vedar a passagem de água por estas rachaduras, após este procedimento foi colocado água para observar se ainda existia sinal de vazamento ou infiltração.

2ª etapa: Revisão no sistema elétrico

Nesta etapa foi retirada toda a fiação existente, principalmente da iluminação antiga que estava toda danificada e com sério risco de curto circuito.

3ª etapa: Revisão das bombas

Devido ao longo período sem que as bombas fossem ligadas todas acabaram “travando”, foi necessária a remoção de todas e realizado um procedimento de lubrificação especial que removesse toda a ferrugem que existia.

4ª etapa: Sistema de som

Foi necessário também uma atenção especial ao som que não apresentava condições para que fosse ligado novamente, as caixas foram retiradas e enviadas para manutenção onde foi instalado mais um aparelho para melhorar a qualidade do som.

5ª etapa: Instalação da Iluminação

Como as antigas luminárias estavam queimadas e proporcionando risco devido estarem com sinais de infiltração. Elas foram desligadas e substituídas por luminárias de LED.

6ª etapa: Remoção da grade

Pensando em um novo visual limpo e sem obstrução, foi acordado que a grade que protegia a fonte fosse removida, proporcionando assim uma melhor visualização.

7ª etapa: Pintura

A fonte recebeu uma pintura especial com uma tinta específica que auxilia a impermeabilização.

Após todas as etapas concluídas só foi aguardar o dia tão aguardado para a reinauguração, que contou com a presença da população, vereadores, conselho tutelar, deputado estadual e cidadão cardosense CARLÃO PIGNATARI, e também o deputado federal FAUSTO PINATO que na ocasião fez a entrega de um veículo 0km para o conselho municipal de Cardoso e ainda uma verba no valor de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil) para o município.

Após a entrega do veículo ao conselho tutelar deu-se início a reinauguração da fonte, a administração assim que começou todo o processo de revitalização levantou informações sobre a história da fonte e foi observada que ela ainda não havia sido “batizada”, pois não existia nenhum documento, foi então que o prefeito municipal DR. JAIR CESAR NATTES “TUCURA”, junto com o presidente da câmara JUCELINO DE SOUZA “BORA”, resolveram homenagear o idealizador desta obra que passava por revitalização.

A fonte foi reinaugurada e hoje ela chama-se FONTE LUMINOSA ANFILÓQUIO JOSÉ GOUVEA “NENZICO GOUVEA”.

O saudoso Nenzico Gouvea que foi um ex-prefeito do município idealizador desta fonte e de muitas outras benfeitorias no município, contribui muito para o progresso de Cardoso, com atitudes e também com doação de áreas, como por exemplo o Fórum Municipal de Cardoso que foi construído em um terreno doado pelo saudoso Sr. Nenzico Gouvea.

A reinauguração foi acompanhada por familiares do homenageado e muita emoção pode ser vista durante a entrega e fixação da placa de reinauguração.