DESASSOREAMENTO DA LAGOA MUNICIPAL É CONCLUÍDO

Data: 6 de outubro de 2017

Dias atrás o município de Cardoso se deparou com uma imagem lamentável, um dos seus pontos turísticos estava prestes a sumir, a lagoa municipal Hygino Zampronha estava “secando”.

Diante disto o prefeito municipal Dr. Jair Cesar Nattes “Tucura” solicitou apoio junto a empresa MDR Construtora, responsável pela obra do novo loteamento de Cardoso o Residencial Júlia Laudino, por telefone o prefeito “Tucura” conversou com o proprietário da empresa o Sr. Fabrício que prontamente se dispôs a ajudar.

Uma escavadeira veio para o município para que então começasse a luta para salvar a lagoa.

Foram 10 dias de muito trabalho, como é do conhecimento da população a lagoa municipal Hygino Zampronha tinha seu volume de água diminuindo cada ano que se passava e neste ano de 2017 o nível de água no período de estiagem ficou crítico, a imagem dela parcialmente seca devido o assoreamento impactou todo o município.

Segundo o operador da escavadeira o Sr. João Batista disse que o trabalho não foi fácil, pois existia muito material ali depositado e em locais de difícil acesso.

Parecia impossível retirar toda aquela terra de dentro da lagoa, mais com a habilidade do operador somado com a destreza dos motoristas um acesso foi criado com entulhos de construção que foram despejados dentro da lagoa, possibilitando assim a locomoção da escavadeira.

Para que a escavadeira pudesse entrar na lagoa foi necessário quebrar algumas muretas e retirar algumas árvores, mais segundo o prefeito Tucura disse: “- Sem quebrar nada não teria como a máquina entrar e trabalhar na lagoa.”

Após 10 dias de intenso trabalho enfim o desassoreamento da lagoa chegou ao fim e o resultado foi mais do que satisfatório, pois algumas minas d’água que estavam soterradas já foram descobertas.

O serviço terminou para o operador João Batista que volta para sua cidade Matão/SP, porém para o município ainda restou bastante, pois como o próprio operador disse: “- O serviço mais pesado foi realizado, porém agora resta organizar”.

Durante o período que esteve aqui trabalhando o operador da escavadeira demonstrou comentou que estava muito satisfeito em fazer parte deste serviço. “– O povo de Cardoso é muito receptivo, me senti em casa, fui muito bem tratado por todos que estiveram envolvidos neste trabalho, volto para casa com a certeza de dever cumprido e feliz pelas novas amizades que fiz aqui.”

Para este serviço foi utilizados 01 maquina escavadeira retirando a terra e 08 caminhões transportando, no total foram retirados em média 1.000 a 1.200 caminhões de terra.

A lagoa surgiu por volta da década de 1940, pela extração de barro, matéria prima para produção de tijolos na olaria que ficava às suas margens. Com o passar dos anos a Olaria foi desativada e a atividade de extração de argila impactou na formação da lagoa dentro da área urbana do município.

AGRADECIMENTO PELO APOIO:

– PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRA ESTRELA (PREFEITO MÁRCIO)

– PREFEITURA MUNICIPAL DE RIOLÂNDIA (PREFEITA FABIANA)

– MDR CONSTRUTORA (FABRÍCIO, RICARDO E JOÃO BATISTA)