CUIDADOS COM DENGUE DEVEM SER MANTIDOS MESMO DURANTE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Data: 4 de fevereiro de 2021

A pandemia mundial do novo Coronavírus tem ocupado não só os horários nobres da TV ou as capas de jornais e revistas, no dia a dia das pessoas o assunto e as ações também estão focados na prevenção da Covid-19. Entretanto, outra doença, que infelizmente foi esquecida momentaneamente, a Dengue, precisa ser combatida, já que os riscos à saúde que ela oferece também são graves.

Mostrando nossa preocupação com a quantidade de foco de Aedes Aegypti, que estamos encontrando em nossas visitas diárias de rotina e, alertando para o nosso índice de Avaliação larvária (Breteau) que irá ficar perto de 2,5%, uma vez que 1%, chegamos à conclusão que a maioria dos moradores não estão consciente sobre a gravidade de um Epidemia de Dengue.

Os hospitais estão lotados, faltando leitos e os profissionais de saúde cansados devido a Pandemia de Covid-19, e acontecendo muitos casos de Dengue com a população já debilitada, seria o caos.

Lembrem-se que a Dengue também mata, por isso, previnam-se.

Atitudes simples como:

• Tratar os ralos internos e externos com produtos alternativos: detergentes, água sanitária ou sabão em pó;
  • Lavar os bebedouros de animais a cada 3 dias com água e sabão;
  • Manter piscinas tratadas com cloro;
  • Evitar descartar lixo em terrenos baldios;
  • Colocar areia grossa nos pratinhos dos vasos de plantas e evitar colocar plantinhas na água.

Para isso serão necessários 10 minutos diários que podem salvar muitas vidas e evitar uma epidemia.

LEMBRE-SE… A DENGUE MATA!