Conferência da Saúde da Mulher em São José do Rio Preto

Data: 17 de abril de 2017

Nos dias 11 e 12 de abril, foi realizada a etapa macrorregional da I Conferência da Saúde da Mulher em São José do Rio Preto. Participaram 149 municípios, pertencentes aos Departamentos Regionais de Saúde de São José do Rio Preto e Araçatuba, onde foram debatidos 4 eixos temáticos:

O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres;

O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres;

Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres;

Políticas públicas para as mulheres e a participação social.

Representaram Cardoso nesta etapa Renata Santana de O. Salto representando o segmento gestor, Joana D´Arc Andrade Pampolini representou o prestador Santa Casa, Rosemary de Souza M. Carvalho e Edvaldo Martins representaram os usuários da saúde.

Foram discutidas mais de 100 propostas apresentadas pelos municípios, dentre as eleitas para a etapa estadual, foi eleita uma proposta do município de Cardoso: “Implantar direito ao auxílio doença para a mulher dona de casa portadora de doença crônica sem contribuir com a previdência social”

Os participantes elegeram os delegados para a etapa estadual que será realizada em São Paulo de 06 a 08 de junho de 2017; onde serão eleitos os delegados para a etapa federal. Dos 149 municípios, foram eleitos 9 delegados representando os usuários da saúde, dentre eles a cardosense Rosemary de Souza M. Carvalho defenderá nossa proposta na etapa estadual.