Cardoso participou do evento Hora Verde que aconteceu em mais de 70 municípios

Data: 21 de setembro de 2015

O evento foi realizado em Cardoso no dia 20 de setembro, domingo, e teve início às 08:30 horas. Árvores nativas foram plantadas em mais de 60 municípios paulistas, no mesmo horário.

Fotos do Plantio

Inspirada pela Hora do Planeta, que incentiva os habitantes do planeta a apagar as luzes durante uma hora, uma vez ao ano, como alerta para as questões ambientais globais, o Sistema Ambiental Paulista – AmbienteSP promoveu, no último dia 20, a Hora Verde, visando à reflexão sobre a necessidade da conservação e do aumento da cobertura vegetal em nosso estado.

Celebrar o Dia da Árvore com a Hora Verde resgata a contribuição histórica do Estado de São Paulo para a criação dessa comemoração: a data foi idealizada pelo sueco Alberto Löfgren, primeiro diretor do Instituto Florestal. Motivada por essa data, a primeira Festa das Árvores do Brasil foi realizada pelo engenheiro João Pedro Cardoso, cidadão de Pindamonhangaba, na cidade de Araras em 1902.

O AmbienteSP propõe que a Hora Verde seja um momento em que prefeituras, entidades não governamentais, setor privado, órgãos do Estado e indivíduos realizem plantios simultâneos em suas cidades.

Em Cardoso foram plantadas cerca de 100 mudas de espécies nativas no bairro Texas, (atrás da Santa Casa), e foram mobilizados vários parceiros para que o evento acontecesse, como:

– Madeireira São Sebastião com a doação de estacas;

– TSN Soluções Ambientais com a doação de mudas;

– Além de alunos do Programa Escola da Família que executaram o plantio com o auxílio do Diretor de Meio Ambiente Levi Francisco dos Santos e outros servidores envolvidos.

São mais de 70 municípios e diversas entidades que já aderiram ao evento.