CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

Data: 27 de abril de 2018

A Secretaria Municipal de Saúde informa que do dia 23/4 até 1º/06 estaremos participando da CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE, seguindo o seguinte cronograma:

• a partir do dia 23 de abril: profissionais de saúde, indígenas e as pessoas com 60 anos ou mais de idade;
  • a partir do dia 2 de maio: crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas (mulher que teve o(a) filho(a) nos últimos 45 dias);
  • a partir do dia 9 de maio: comorbidades (pacientes com doenças crônicas como hipertensão, diabetes, problemas respiratórios, cardíacos, transplantados, doenças neurológicas, renais), professores e os privados de liberdade.

No dia 12/05 será o Dia D contra a Gripe – estarão abertas todas as Unidades de Saúde do Município, das 08 às 17 horas.

MITOS E VERDADES sobre a vacina

É POSSÍVEL PEGAR GRIPE PELA VACINA? mito

Isso não é possível. A vacina contra a gripe é feita com o vírus morto. Portanto, é 100% segura e incapaz de provocar a doença nas pessoas que são vacinadas.

É PRECISO TOMAR A VACINA TODOS OS ANOS? verdade

Sim. Isso acontece por dois motivos. Primeiro, porque a imunidade da vacina se mantém por um período de aproximadamente 12 meses. Segundo, porque a cada ano temos vírus diferentes, que causam diferentes tipos de gripe, e a vacina é produzida a partir dos vírus que estão mais propensos a aparecer durante o período de vacinação.

GRIPE E RESFRIADO SÃO DOENÇAS DIFERENTES? verdade

Embora os sintomas sejam muito parecidos, os vírus que causam a gripe e o resfriado são diferentes. A gripe é uma doença mais grave, que causa febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta e exige mais cuidados para não evoluir para uma pneumonia. Já o resfriado é mais brando e dura menos tempo.

EM GESTANTES, A VACINA FAZ MAL PARA O BEBÊ? mito

Pelo contrário. É muito importante a vacinação das grávidas, pois quando a mãe é vacinada o bebê também fica protegido.

A GRIPE PODE MATAR? verdade

Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco como, pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.

A ÚNICA FORMA DE PREVENIR A GRIPE É TOMANDO A VACINA? mito

A vacina contra a gripe é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença, porém, existem outras medidas importantes que ajudam na prevenção:
– Lavar e higienizar as mãos com freqüência.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa.
– Evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.
– Ter boa alimentação e beber bastante líquido.
– Evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe.
– Manter a sua casa bem arejada.