Amostras são coletadas de rios de Cardoso

Data: 2 de setembro de 2013

No dia 12 de Agosto de 2013, a empresa AES TIETE, respondendo ao pedido do Departamento de Meio Ambiente de Cardoso, veio a nossa cidade para coletar amostra de água nos rios TOMAZINHO e TOMAZÃO, no intuito de dar solução ao grande problema das plantas aquáticas, que assustam nossa população.

Esteve presentes nesta expedição os senhores Silvio Carlos Alves dos Santos (Diretor de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da AES TIETE), Rodrigo Borsari (Engenheiro de Meio Ambiente), Kaleo Ferreira Bortolin (Coletor da empresa ASL Análises Ambientais) e Thiago Daniel Mendes (Coletor da empresa ASL Análises Ambientais). Além do Diretor de Meio Ambiente deste Município José Eduardo Tavares Morettin.

Durante todo o percurso realizado foi discutido quais seriam as causas do aparecimento destas plantas invasoras em nossos rios, diversas hipóteses foram levantadas, mas o que se sabe realmente até agora é que existe um desequilíbrio ambiental no rio Tomazinho, mas as causas só serão divulgadas após um estudo minucioso.

Quanto ao rio Tomazão as plantas existentes lá não denotam um problema, mas sim uma naturalidade, pelo fato da profundidade e das características do local acredita os técnicos que não há um desequilíbrio aparente. Estamos aguardando os resultados e assim que estiver em nossas mãos à população será a primeira a ficar sabendo.