2.º SEMINÁRIO DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Data: 6 de outubro de 2017

O prefeito municipal Dr. Jair Cesar Nattes “Tucura” juntamente com o Deputado Estadual Carlão Pignatari e o 1º secretário da câmara municipal de Cardoso Renan Luis André “Prof. Renan” participaram hoje (06/10) do 2.º Seminário da Consciência Negra promovido pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, realizou hoje dia 6 de outubro o 2.º Seminário da Consciência Negra, que neste ano teve como tema “Traçando a rede da diversidade – o racismo e seus efeitos no cotidiano da população”. O evento integra ainda a programação de 80 anos de Votuporanga.

Palestras foram ministradas pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Deputado Federal Floriano Pesaro e da coordenadora de Políticas para População Negra e Indígena, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo. Elisa Lucas Rodrigues.

O seminário foi realizado no auditório “Nasser Marão”, da ACV (Associação Comercial de Votuporanga), das 8h às 12h. Contou com a parceria do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN), hoje presidido por Benedito Donizete Moreira, conhecido como Mestre Lousado. O Conselho está integrado aos Direitos Humanos, estabelecido na Lei Municipal nº 3.556, de 13 de Setembro de 2002 e o Decreto Municipal nº 6585, de 22 de Novembro de 2002.

Palestrantes

Floriano Pesaro, deputado federal licenciado e atual Secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo; e Elisa Lucas Rodrigues, coordenadora de Políticas para População Negra e Indígena, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo.

Neste ano, Elisa foi uma das 10 homenageadas com o Troféu Mulher North Shopping 2017, no segmento Política. A edição premiou 10 mulheres, personalidades atuantes, destaque em vários segmentos.

O secretário municipal de Direitos Humanos, Emerson Pereira, destacou que o seminário tem como objetivo discutir políticas públicas que visem combater o racismo. “Temos o conselho que é muito atuante e sempre busca iniciativas. Como representante de Direitos Humanos de Votuporanga, sou totalmente favorável ao fim da discriminação”, falou.

Coronel Helena em 2015

A Secretaria de Direitos Humanos sempre prezou coordenar e controlar as políticas públicas relativas a etnia, enfatizando o negro. Em 2015, trouxe para Votuporanga a Coronel Helena dos Santos Reis, primeira mulher, negra, a ocupar a função no CPI-5 (Comando de Policiamento do Interior). Foi a quarta mulher a chegar ao posto mais alto da corporação (coronel). Atualmente é a secretária chefe da Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo.